domingo, 3 de agosto de 2014

Mitologia Grega e as religiões atuais



  Uma das mitologias mais ricas é a Mitologia Grega. Os Gregos, sabemos nós, tiveram bastante tempo para pensar e estudar como as coisas no mundo funcionavam. Como a ciência na época não era tão complexa como hoje e eles desejavam explicações para satisfazerem suas dúvidas, acabaram abrindo espaço para explicações das mais variadas formas. Isso gerou o que hoje entendemos como a Mitologia Grega: um conjunto de crenças e uma religiosidade que na época, era bastante evidente.

 Porém, pensemos no que aconteceu com essas crenças: Hoje são alvos de ficção e animações, ou seja, entretenimento literário e artístico da contemporaneidade. As pessoas, em sua maioria, não vêem mais nessas crenças uma religiosidade, mas sim, um conjunto de mitos.



  Mas enquanto as religiões atuais? O que esperar delas? O mesmo fim? É provável, e se assim for, poderíamos entender que as religiões são apenas fantasias para satisfazer as lacunas do raciocínio. Um dia quem sabe, outros estudiosos apaixonados por mitologias passem a estudar Mitologia Cristã, Mitologia Islâmica, quem sabe...

  De qualquer forma, se esse for o decorrer da história, pessoalmente, tenho maior gosto pelas mitologias que antecederam as atuais religiões, como exemplo, citarei a Egípcia e a Grega. Estas duas tem mais informações a oferecer, em termos de complexidade, principalmente por serem politeístas, o que deixa tudo mais interessante. Não é à toa que religiões neopagãs utilizam das características humanas dos Deuses antigos, que diferem entre si, para se relacionar melhor com sua espiritualidade.

  Sendo mitos ou não, o que me faz se sentir bem é poder ler sobre isso, estudar sobre isso e aproveitar tudo o que esses povos puderam oferecer em termos de história, cultura, arte, filosofia, religião, contos e música.

By: Zetrusk

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...