domingo, 10 de fevereiro de 2013

A importância da filosofia



Quanto é importante para você questionar? O que seria do mundo se não tivéssemos questionado seu funcionamento nos diversos aspectos? Já se fez estas perguntas?

 Muitas pessoas não gostam e desvalorizam a filosofia, como se houvesse algum tipo de preconceito, por exemplo, nas escolas, as matérias sociologia e filosofia que foram adicionadas novamente recentemente, não recebem dos alunos o seu digno valor, são tratadas como menos importante ou como muitos jovens dizem, não servem pra nada, quanta ignorância! Sinceramente, o que não serve pra nada mesmo são pessoas ignorantes que julgam sem conhecer e que são tão viciadas no que eu chamo de "agentes do conformismo", que acham que o que realmente serve na vida é apenas vídeo-game, internet, dinheiro e pão na barriga. O mundo não precisa de inúteis sedentários se achando melhores que os outros, tudo que eles fazem é lotar o planeta. Mas voltamos a questão anterior:

 Nas escolas, matérias como português (no Brasil), matemática, física e química parecem mais importantes, é até irônico dizer que maioria das pessoas acreditam nisso, na verdade isso pra mim parece uma estratégia política para frear um pouco a intelectualidade no país. Estou querendo dizer que enquanto as pessoas não dão valor a sua própria ideologia e não trabalham para desenvolver suas ideias, os mal governantes estão no poder pouco se importando com seu desenvolvimento, pois tudo o que o vale, é mordomia e capital.



 Pense um pouco em matemática, química, física etc.. Você acha que teria alguma possibilidade de tais matérias existirem sem que houvesse filosofia? A filosofia nos ajuda estudar tudo que temos vontade de aprender, é ela que acende as dúvidas e inicia as buscas que movimentam o mundo, se não houvessem perguntas, nunca haveriam respostas e mais do que respostas, foram as dúvidas e perguntas que precisavam de explicação que fizeram a matemática se desenvolver, por exemplo.

 Como funcionam os elementos da natureza? De que são feitas as árvores, as rochas e o mar? Através destas perguntas os químicos descobriram sobre os elementos da tabela periódica (bem por aí). Por que quando jogamos uma pedra para cima, ela cai de volta? Por que os pássaros conseguem voar? Se a física hoje explica tudo isso é graças a filosofia, eis aí a importância da mesma.



 Acredite ou não, é a filosofia a chave que abre os olhos dos que querem enxergar as respostas, mas compreendem que os questionamentos são antes de tudo, mais importantes.

By: Zetrusk

17 comentários:

  1. "Acredite ou não, é a filosofia a chave que abre os olhos dos que querem enxergar as respostas, mas compreendem que os questionamentos são antes de tudo, mais importantes."

    INCRÍVEL!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post, já que esse ano é o primeiro em que tenho filosofia na escola. É verdade o que você falou, os alunos encaram filosofia com uma aula vaga. Vou encarar as aulas de uma maneira mais séria!
    http://enricows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua postagem. O que seria do mundo sem questionamento. Sem as perguntas que nos fazem refletir. Acho que a filosofia nos fazem pensar no mundo sem essas pessoas sem opinião própria. A opinião existe para se falar e se expressar essa é a filosofia.

    ResponderExcluir
  4. poxa vida, realmente é por aí, talvez se todas as pessoas fizessem questionamentos diversos, o mundo seria bem melhor, abçs

    ResponderExcluir
  5. Foi por causa da filosofia que fez nascer a ciência e outras áreas do saber u.u. Muito bom o seu texto.

    ResponderExcluir
  6. Sêneca escreveu mais ou menos assim: Quem estuda filosofia vive mais que os outros, pois quem estuda filosofia vive não só a sua vida, como a dos outros filosofos, acrescentando anos de pensamento e experiencia a sua.

    Ou seja, quase tudo nessa vidinha mesquinha é futil, mas estudar filosofia nunca será.
    dai percebe-se a importancia dela ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, começarei uma série de posts sobre filosofia aqui no blog, e lembrarei de vários filósofos da antiguidade, o Sêneca está na minha lista. Fiquei surpreso em alguém citá-lo aqui.

      Excluir
  7. É fundamental (e saudável) desenvolver o pensamento, a crítica. Infelizmente, o mundo anda com uma preguiça de usar a cabeça... Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  8. Realmente, muito bom texto. Amo filosofia, uma das minhas matérias favoritas, e concordo plenamente.

    ResponderExcluir
  9. filosofia e sociologia. fundamentais na formação do senso crítico.
    questionar é preciso.

    ResponderExcluir
  10. Filosofia devia ser materia obrigatória das escolas.

    ResponderExcluir
  11. Noossaa ...amei seu post...pois concordo plenamente com vc...hoje em escolas particulares, já existem filosofia para crianças enquanto nossa escola pública, continua aquém anos luz da realidade atual... Precisamos Pensar...Valew!!!
    Como já te sigo, comentei. Abraço!!!

    ResponderExcluir
  12. Desenvolver a mente, se questionando sobre o que somos e o mundo do qual vivemos!

    ResponderExcluir
  13. sim a filosofia é muito importante em nossas vidas

    ResponderExcluir
  14. filosofia é uma matéria super importante

    ResponderExcluir
  15. Filosofia sempre é mal tratada na escola publicar se o professor de Matemática não tem estrutura imagine Filosofia, as pessoas não dão valor a essa matéria, achar que é coisa que não vale a pena e até em escolar particular vemos isso. Mas tudo bem não ligo para essas coisas afinal quem estar perdendo essa grande oportunidade de saber coisas que realmente mudar a vida e faz mais conhecimento para si mesmo e para saberem sobre ideologias e sobre uma coisa tão importante são eles. Então enquanto as pessoas verem as sombras e bom ver essas pessoas e pensar "O quando eu vejo melhor a realidade ou o quanto eu não sou iludido". Mas é uma grande perda isso. como Sartre diz sobre os problemas mais ao menos isso "Os problemas são os outros".

    ResponderExcluir
  16. Valorizo muito a filosofia. É um dos melhores alimentos para o pensamento.

    ResponderExcluir

Gostou da matéria, deixe seu comentário e suas opiniões, desde já, agradeço! Por favor, evite confusões ou comentários agressivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...