segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Amanhecer Estatal

 Amanhecer Estatal

 À caminho da lanchonete que abre mais cedo do que todas, anda o gordinho que acorda junto com a cidade, desta vez acompanho-o e o observo. O gordinho entra na lanchonete violentamente, parece ainda bêbado como se estivesse tomado por várias doses de sono.

 Os lanches começam a aparecer no balcão, os pães começam a sair do forno enquanto as pessoas saem das suas camas e abraçam sua mesma rotina de sempre.

 Os primeiros clientes entram na lanchonete, alguns observam o jeito curioso e voraz do gordinho comer. O gordinho chegava e pedia seu lanche antes que os outros, todos os dias. Na outra mesa havia dois homens conversando, um dizia: "estou sendo controlado, não aguento mais", parecia revoltado enquanto o outro somente ria.

 O homem aumentava seu tom de voz, mas parou a suspirar imediatamente quando na outra mesa o gordinho espirrou e sujou parte do pano com os restos da sua boca. O homem bateu na mesa em que estava, levantou e disse com tom de grito: "O governo é como este homem gordo, acorda antes que todo mundo e espera o seu lanche, as pessoas vão e o alimentam, assim ele devora nossos valores, depois espirra jogando fora os restos." Após aquilo em silêncio, retirou-se o homem revoltado, deixando seu amigo para trás. Logo depois, saiu o gordinho.





                                                                                                                                                             

 Esta crônica, ressalta uma ligação entre o nosso dia-a-dia com as ações governamentais, presumindo que nós, como cidadãos alimentamos o governo de diversas formas, será que isso é verdade? Basta tomar conhecimento de alguns fatos simples, por exemplo, um político, seja ele presidente, governador ou dono de qualquer outro cargo, cresce somente se tiver apoio da população, ou seja, quem governa está no poder, mas quem colocou ele no poder foram as pessoas. Pessoas essas que decidiram sabendo ou não o que poderia acontecer, isso é apenas um dos fatos que se pode exemplificar.

 Uma outra questão, que pode não ter uma resposta muito boa ou gradativa é: o que o governo faz para nós? Sabemos, que o Brasil é um dos principais países em termos de corrupção, mas será que está tudo sujo? Será que todos os políticos são desonestos? Essas duas últimas questões não nos levam muito longe, aliás, são até muito fracas para questionar o que realmente acontece no Brasil. De que adianta um político ser honesto se lá no meio dos outros ele não poderá defender suas idéias proporcionalmente? Os sujos são maioria, e a maioria não agrega as propostas dos limpos, sabe porque?

 Porque propostas boas são aquelas que nutrem as necessidades da população num geral, e se for investido muito na população, sobra menos dinheiro para eles desviarem. Egoísta demais não? Mas infelizmente esta é a realidade não só do Brasil, como de outros países que possuem este esquema corrupto. A partir disso podemos entender como o governo suga os nossos valores, sejam monetários pela ganância ou morais e éticos pela falta de educação e informação oferecida. Lembra do que foi dito na crônica? "As pessoas alimentam o governo".

 Sim! Políticos também são humanos, também são pessoas, e se eles estão no poder, foi porque a maioria escolheu que eles estivessem lá, por incrível que pareça, a grande maioria de pessoas reclamam do governo sem perceber que tudo acontece por culpa delas. Palavra sem ação é silêncio! Deixe para se silenciar quando morrer.

 Este texto fez parte de um debate, os melhores comentários foram citados e re-comentados, para visualizar o resultado deste debate clique no link a seguir:


By: Zetrusk

17 comentários:

  1. poxa diferente e legal parabéns cara ficou show
    http://snestalgia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Legal, ja estou te seguindo, poderia retribuir a visita e seguir de volta o meu blog?
    http://my-sweet--smile.blogspot.com.br/
    Por Favor
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei! Muito difícil uma pessoa que entre para a politica e não se corrompa, está cada vez mais complicado votar, depositamos esperança naquele que pareça menos ruim em comparação com os outros, e temos que mostrar nossa indignação de alguma maneira, estamos acomodados demais. Seja até pelo voto nulo, que algumas pessoas interpretam como "tanto faz, tanto fez", mas é uma maneira de mostrar indignação.

    ResponderExcluir
  4. Gostei!
    seguindo
    beijos
    http://maristelasaldanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Cara, que jogada! Concordo contigo! Adorei a crônica :D

    ResponderExcluir
  6. òtima Crônica
    seguindo.
    http://nipponpress.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não sei se o governo seria como o Gordinho, pois este esta está inserida no mesmo plano de governo que todos nós. Talvez a lanchonete seria melhor para representar o governo, onde nos alimenta de maneira que achamos que está bom para agente, mostra o que querem e não o que devem.

    ResponderExcluir
  8. Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja. Continua assim :)

    ResponderExcluir
  9. Claro que o povo sustenta os políticos... pois são empregados do povo, ou seja, públicos... a diferença é quem o povo coloca lá... :)

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo blog.. show de bola!

    Conheça o PREGUIÇA ALHEIA que é um blog de HUMOR!

    Entre se gostar clique em curti e deixe um comentario!

    Abraço,
    PREGUIÇA ALHEIA.
    ___________________________
    http://www.preguicaalheia.com.br

    ResponderExcluir

Gostou da matéria, deixe seu comentário e suas opiniões, desde já, agradeço! Por favor, evite confusões ou comentários agressivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...